top of page
Image by Quinten de Graaf

Nossos
Serviços

Análise de flexibilidade para sistemas de tubulações que trabalhem a altas temperaturas, bem como, para sistemas criogênicos 

Image by Crystal Kwok

As razões para que se faça análise de tensões são várias, entre as quais temos:  

- Assegurar que as tensões impostas pelos carregamentos térmicos, peso próprio, pressão e cargas externas, não ultrapassem os limites estabelecidos pelos códigos e assim, assegurar uma operação segura e um longo tempo de vida útil à tubulação e aos equipamentos conectados a ela.

 

 - Controlar que as cargas nos bocais dos equipamentos, principalmente os rotativos (turbinas, compressores e bombas), não ultrapassem aos valores admissíveis preconizados pelos códigos ou pelos fabricantes.

 - Evitar que, devido ao peso próprio, haja na tubulação, deslocamentos verticais excessivos, criando pontos baixos (bolsas) que, além de deixar a instalação antiestética, propicia o acúmulo de líquidos parados.

Análise dinâmica de tubulações

Verificamos os sistemas de tubulações quanto a vibrações provenientes de fontes excitadoras diversas como: sismos, fluídos pulsantes, descargas de válvulas de segurança, forças harmônicas externas e outras.

ANÁLISE DINÂMICA.jpg

Verificação de equipamentos estáticos ou rotativos

Verificamos equipamentos sensíveis, tais como turbinas, compressores rotativos, bombas, vasos e tanques, atendendo aos requisitos dos códigos NEMA SM21, NEMA SM23, API 610, API 617, API 650 entre outros e, com isso, evitar que ocorram empenamento de eixos, desalinhamentos de bocais ou vazamentos.

EQUIPAMENTOS ROTATIVOS3.jpg
ADUTORA SUBTERRÂNEA.jpg
Cálculo mecânico de adutoras aéreas ou subterrâneas

Nestas verificações, a EXCELeng leva em consideração os carregamentos oriundos da dilatação térmica, normalmente devido a insolação, bem como, os carregamentos devido ao peso próprio e cargas externas, tais como, a carga de vento ou cargas devido aos acessórios a ela fixados, como escadas e plataformas.

 

No caso das adutoras enterradas, os cálculos são desenvolvidos considerando-se, também, a carga do aterro e a carga dos veículos que transitam sobre ela, seguindo as recomendações do Código AWWA M11 ou AWWA M45, para as adutoras construídas em fibra de vidro.

TUBULAÇÕES EM FIBRA DE VIDRO 4.jpg
Análise de flexibilidade para tubulações de fibra de vidro

A análise de flexibilidade de tubulações fabricadas em fibra de vidro merecem atenção especial pois as propriedades mecânicas do material, quase sempre, não estão disponíveis.

A EXCELeng possui programa licenciado e específico para a determinação das propriedades mecânicas, tais como: Módulos de elasticidade, Coeficientes de Poisson, Tensões admissíveis nas direções axial e circunferencial do material que será utilizado na fabricação dos tubos e conexões.

A análise de flexibilidade é feita em conformidade com os códigos BS 7159 ou ISO 14692, a partir dos quais se verificam as espessuras necessárias ou se fazem as recomendações necessárias para a alteração da composição básica dos materiais (mantas, tecidos, fios ou resinas).

Cálculo mecânico de tubulações de grande diâmetro, sujeitas a vácuo

A EXCELeng possui programas adequados para fazer a verificação das tubulações que trabalhem nestas condições, adotando os critérios do código ASME Seção I, Divisão VIII, propondo e dimensionando, se necessário, os anéis enrigecedores adequados.

 

Tubulações que trabalhem com vácuo parcial ou total, tais como as linhas de sucção de compressores, estão sujeitas a entrar em colapso, trazendo sérios prejuízos à instalação.

TUBULAÇÕES SUJEITAS À VÁCUO.jpg
Image by Christian Bass
Cálculo mecânico e detalhamento de suportes de tubulação de grande porte

Suportes de tubulação sujeitos a grandes cargas impostas pela tubulação necessitam um tratamento diferenciado, devendo passar por um cálculo específico feito a partir de “softwares” apropriados para tal. A Exceleng faz uso de tais programas para o seu detalhamento.

Cálculo de flanges dos mais variados tipos e dimensões que atendam os requisitos do código ASME

Image by Marco Midmore

Cálculo mecânico de colunas, tanques e vasos de fibra de vidro 

Cálculos mecânicos de colunas, tanques e vasos fabricados em fibra de vidro em conformidade com os códigos ASME RTP-1 ou ASTM D 3299.

As propriedades mecânicas do material que será utilizado na fabricação dos equipamentos são determinados pelo uso de programa específico, licenciado à EXCELeng, para esta finalidade.

TANQUES EM FIBRA DE VIDRO.jpg
TUBULAÇÕES EM FIBRA DE VIDRO.jpg
Cálculo para reparos de vasos, tanques e tubulações em fibra de vidro

Verificação das dimensões e espessuras para reparos em tanques, vasos e tubulações conforme o código ASME PCC-2.

H8578b99a28e24b0f83dc802633f0e687h_edite
Especificação e pré-cálculo de juntas de expansão metálicas

Pré-calculamos e especificamos juntas de expansão de acordo com o código EJMA, para os mais variados tipos, tais como, universais, dobradiças, cardânicas, pressão balanceada, toroidais ou com anéis equalizadores. Caso seja solicitado, a EXCELeng pode providenciar, junto aos fabricantes, a coleta de preços, a análise técnica e os comentários dos desenhos do fornecedor.

Projeto construtivo de juntas telescópicas de grande diâmetro

Possuímos grande experiência, tanto na especificação de juntas telescópicas, quanto no cálculo mecânico e o detalhamento construtivo de juntas de grandes dimensões. Juntas telescópicas, normalmente, são utilizadas em instalações que trabalhem com grandes movimentos axiais (normalmente adutoras).

bottom of page